AKKERMANSIA MUCIPHILA E SAÚDE INTESTINAL
- Berenice Cunha Wilke
- 19 de mai.
- 3 min de leitura
A Akkermansia muciniphila é uma bactéria que compõem a microbiota intestinal. Sua presença em quantidades adequadas é um marcador da saúde intestinal. Em indivíduos saudáveis, a Akkermansia muciniphila é responsável por aproximadamente 3-5% da microbiota intestinal. Sua presença no intestino grosso tem sido associada ao equilíbrio do sistema imune e a redução da inflamação do organismo, assim como à prevenção do diabetes, obesidade, alergias e intolerâncias alimentares, doenças imunes e doenças intestinais.
A Akkermansia muciniphila desempenha um papel vital em uma variedade de transtornos neuropsiquiátricos, devido ao papel do intestino como segundo cérebro. Numerosos estudos observaram que a Akkermansia muciniphila e suas substâncias metabólicas podem melhorar efetivamente os sintomas de transtornos neuropsiquiátricos como depressão, ansiedade, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, derrames e transtornos do espectro autista.
Ela está associada a inúmeros benefícios:
1. Melhora da Barreira intestinal
A Akkermansia muciniphila é uma bactéria mucolítica, ou seja, que se alimenta da camada de mucina que compõe o muco intestinal. Com isso ela promove um feedback positivo, pois estimula a produção de mais mucina ao aumentar a taxa de proliferação das células caliciformes (produtoras de muco). Esse processo restaura a espessura da camada de muco e fortalece a barreira intestinal, reduzindo a permeabilidade intestinal e contribuindo para a saúde e a integridade do intestino.
Além disso, ao degradar a mucina, a Akkermansia muciniphila libera moléculas menos complexas como os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), principalmente acetato e propionato. Os AGCC são então usados por outras bactérias benéficas no microbioma intestinal, como a Faecalibacterium prausnitzii.
2.Diminuição da Inflamação
Níveis adequados de Akkermansia muciniphila reduzem os processos inflamatórios intestinais, entretanto, níveis acima do percentual desejável dessa bactéria mucolítica podem ocasionar a redução da camada de muco intestinal, prejudicar o epitélio intestinal e aumentar a permeabilidade do intestino ocasiando aumento do processo inflamatório e comprometendo a saúde.
3. Saúde metabólica
Um dos benefícios mais promissores associados à Akkermansia muciniphila é devido ao seu papel no equilíbrio metabólico. A reduçãodessa bactéria tem sido associada a condições como obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.
Os estudos sugerem que a presença da Akkermansia muciniphila está associada com uma melhor saúde metabólica, incluindo a regulação do açúcar no sangue e a redução da resistência à insulina. Um dos mecanismos já identificados para esse efeito é o estímulo da secreção de hormônios essenciais para regulação da saciedade e do metabolismo da glicose. Recentemente foi descoberto que a Akkermansia muciniphila aumenta os níveis de GLP1 conhecido por seus efeitos benéficos, incluindo supressão do apetite, propriedades antidiabéticas e perda de peso associado a diminuição do apetite e diminuição do peso. O aumento do GL`P1 tem sido usado em diversas medicações como Ozempic e Monjauro para estimular o controle do diabetes e a perda de peso.
Exame para avaliar a quantidade de Akkermansia muciniphila nas fezes
Cada pessoa tem uma composição única de microrganismos no intestino. Hoje existem vários exames baseados em técnicas modernas de sequenciamento de DNA o que permite uma análise de todas as bactérias, vírus, fungos e arqueias de uma amostra de fezes.
Como aumentar os níveis de Akkermansia muciniphila?
Diversos fatores podem influenciar a abundância de Akkermansia muciniphila no intestino. Isso inclui a dieta, o estilo de vida, o uso de medicamentos, condições de saúde subjacentes e até mesmo fatores ambientais.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente como podemos aumentar a abundância de A. muciniphila, algumas estratégias parecem promissoras:
Polifenóis: compostos encontrados em alimentos, como frutas vermelhas (mirtilo, morango, cranberry), romã, chá verde, chocolate amargo.
Dieta rica em fibras: a fibra alimentar promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, incluindo a Akkermansia muciniphila. Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais, sementes e leguminosas são boas fontes de fibras. Suplementos com FOS, inulina, fibregum auxiliam no crescimento da Akkermansia muciniphila.
Prebióticos: fibras e nutrientes necessários para o desenvolvimento das bactérias que podem ser encontradas na alimentação ou em suplementos.
Probióticos: hoje podemos fazer a suplementação com a própria Akkermansia muciniphila. Mas, para que ela possa formar colônias e se desenvolver o intestino precisa estar desinflamado e, as fibras necessárias para seu crescimento precisam estar presentes na alimentação ou em suplementos.
Pós-bióticos: a suplementação de um pool de Bio MAMPs, incluindo Akkermansia muciniphila e outros com atividade anti inflamatória, anti alérgica e para melhora do sistema imune, associados ao Bio Mamps Akkermansia muciniphila pode favorecer o microambiente intestinal e assim, estimular o crescimento de bactérias benéficas.

Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comentários